Política económica na Tailândia: promessas e realidade na campanha eleitoral
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a questão eleitoral mais importante na Tailândia foi a economia – um tema que também interessa aos especialistas financeiros. Os partidos políticos fizeram promessas eleitorais generosas, incluindo um salário mínimo mais elevado, mais assistência social e subsídios aos agricultores. Mas os especialistas duvidam que estas promessas possam realmente ser implementadas e que tenham um impacto positivo a longo prazo na economia. O maior partido da oposição na Tailândia, por exemplo, promete a cada tailandês com 16 anos ou mais 10.000 baht, o que equivale a cerca de 270 euros. Este dinheiro deve ser pago em moeda digital e apenas num raio de quatro quilómetros do seu local de residência...

Política económica na Tailândia: promessas e realidade na campanha eleitoral
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a principal questão eleitoral na Tailândia foi a economia – um tema que também interessa aos especialistas financeiros. Os partidos políticos fizeram promessas eleitorais generosas, incluindo um salário mínimo mais elevado, mais assistência social e subsídios aos agricultores. Mas os especialistas duvidam que estas promessas possam realmente ser implementadas e que tenham um impacto positivo a longo prazo na economia.
O maior partido da oposição na Tailândia, por exemplo, promete a cada tailandês com 16 anos ou mais 10.000 baht, o que equivale a cerca de 270 euros. Esse dinheiro deve ser pago em moeda digital e só pode ser gasto em um raio de quatro quilômetros do seu local de residência. Os especialistas financeiros duvidam que as doações em dinheiro por si só possam estimular a economia, especialmente se forem destinadas principalmente aos pobres.
Além disso, a economia espera um acordo de comércio livre com a UE. Após o golpe militar de 2014, as negociações foram suspensas, dificultando o comércio. As eleições poderão desempenhar um papel importante na retoma destas negociações.
A análise dos peritos financeiros mostra que os peritos concordam que as reformas estruturais e de longo prazo, bem como as medidas para promover as pequenas empresas e o comércio livre, são cruciais para o desenvolvimento económico da Tailândia. Ao mesmo tempo, sublinha-se que as promessas políticas nas urnas não terão necessariamente um impacto positivo na economia e que a eleição de um empresário para o governo é vista como um possível factor positivo.
Resta saber como os desenvolvimentos políticos na Tailândia afectarão a economia. A incerteza associada às promessas políticas e à mudança de governo reflete-se frequentemente nos mercados financeiros e pode afetar o sentimento dos investidores e as decisões de investimento. A economia e o sector financeiro estarão atentos para ver como a situação evolui.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de