Recuperação econômica em foco: os semáforos enfrentam uma decisão
Saiba mais sobre as discussões sobre a transição económica na coligação governamental e porque é que a unidade e a determinação são necessárias. Obtenha insights e análises aqui.

Recuperação econômica em foco: os semáforos enfrentam uma decisão
O programa de doze pontos apresentado pela Presidência do FDP para “acelerar a transição económica” provocou fortes reacções por parte dos parceiros da coligação social-democrata. O Ministro da Economia Verde até agora manteve silêncio sobre o que pensa dos planos dos Liberais. Entretanto, na apresentação da projecção da Primavera do governo federal, Robert Habeck delineou mais uma vez as suas medidas terapêuticas para estimular a economia alemã.
Habeck descreve os actuais desafios económicos como sendo de natureza estrutural. Há escassez de trabalhadores qualificados, as leis são demasiado complexas e os investimentos são inadequados, o que prejudica o potencial de crescimento futuro. As soluções para estes problemas já são conhecidas e discutem as formas individuais de cada uma das partes lidar com a crise.
É claro que o povo da Alemanha exige medidas coordenadas e unidade do governo federal. É necessário apoio não só na descrição dos problemas, mas também na implementação concreta de medidas terapêuticas. Procura-se um compromisso que possa ser apoiado por todas as três partes, com base no acordo de coligação que o governo do semáforo concordou anteriormente.
Alcançar este consenso requer pragmatismo, coragem e confiança. O foco está nos investimentos, principalmente os privados, que também exigem dinheiro público. É necessário um consenso sobre a reforma do travão à dívida entre os partidos para fazer avançar a transição económica estrutural. Ressalta-se que um acordo é urgentemente necessário e é do interesse das empresas e da sociedade.