Disputa alfandegária com os EUA leva as exportações alemãs ao seu ponto mais baixo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os efeitos do litígio aduaneiro com os EUA terão um impacto significativo na indústria exportadora alemã em Abril de 2025.

Disputa alfandegária com os EUA leva as exportações alemãs ao seu ponto mais baixo!

A disputa alfandegária com os EUA representou um pesado fardo para a economia de exportação alemã em abril de 2025. Alto Jornal do sul da Alemanha As empresas alemãs exportaram bens no valor de 131,1 mil milhões de euros, uma diminuição de 1,7 por cento face ao mês anterior e de 2,1 por cento face ao ano anterior. As exportações para os EUA, considerado o parceiro comercial mais importante da Alemanha, são particularmente preocupantes. Estes ascenderam apenas a 13 mil milhões de euros em abril de 2025, o valor mais baixo desde outubro de 2024.

Os números ajustados sazonalmente e de calendário mostram que as exportações para os EUA caíram 6,3 por cento em comparação com Abril de 2024. O início de 2025 assistiu a um aumento nas exportações, uma vez que muitas empresas anteciparam as suas operações antes das novas políticas tarifárias do Presidente dos EUA, Donald Trump. No entanto, há um ligeiro aumento de 0,2 por cento nas exportações alemãs no período de Janeiro a Abril de 2025.

Introdução de novas tarifas

No início de Abril de 2025, Trump apresentou um pacote tarifário abrangente que prevê um aumento significativo das tarifas sobre as importações de aço e alumínio para os EUA. As tarifas deverão ser duplicadas de 25 para 50 por cento, o que terá um impacto significativo no comércio com a Alemanha. Além disso, ainda não existe acordo entre os EUA e a UE sobre o nível das tarifas mútuas. Estas incertezas e o aumento das tarifas são vistos como as principais razões para o declínio dos números das exportações.

A economia alemã enfrenta, portanto, grandes desafios, que são intensificados pela política tarifária agressiva dos EUA, que foi intensificada particularmente sob Trump. De acordo com um relatório de Revista Gerente A actual incerteza nas relações comerciais poderá dificultar ainda mais a recuperação económica da Alemanha.

Globalmente, tudo indica que as relações comerciais entre a Alemanha e os EUA continuarão a ser prejudicadas por estes desenvolvimentos nos próximos meses. As empresas enfrentam um declínio contínuo nas exportações, enquanto os decisores políticos são desafiados a encontrar soluções para aliviar as tensões comerciais.