Futuro da economia alemã: Especialista financeiro analisa previsões para 2024
Segundo um relatório do www.merkur.de, a economia alemã continua numa crise prolongada. De acordo com cálculos preliminares do Instituto Federal de Estatística, a produção económica ajustada aos preços encolheu 0,3% no ano passado. Isto anda de mãos dadas com uma crise orçamental e um défice de uns bons 82,7 mil milhões de euros. As perspectivas para 2024 são, portanto, incertas, uma vez que as medidas governamentais de estímulo económico poderão ser limitadas devido à necessidade de austeridade como resultado da decisão do juiz de Karlsruhe. Além disso, os elevados custos da energia e a crescente escassez de mão-de-obra pesam nas perspectivas económicas. Espera-se que estas incertezas possam levar a uma nova desaceleração do mercado. A indústria e a construção civil já enfrentam uma fraca procura...

Futuro da economia alemã: Especialista financeiro analisa previsões para 2024
De acordo com um relatório de www.merkur.de, a economia alemã ainda se encontra numa crise contínua. De acordo com cálculos preliminares do Instituto Federal de Estatística, a produção económica ajustada aos preços encolheu 0,3% no ano passado. Isto anda de mãos dadas com uma crise orçamental e um défice de uns bons 82,7 mil milhões de euros. As perspectivas para 2024 são, portanto, incertas, uma vez que as medidas governamentais de estímulo económico poderão ser limitadas devido à necessidade de austeridade como resultado da decisão do juiz de Karlsruhe. Além disso, os elevados custos da energia e a crescente escassez de mão-de-obra pesam nas perspectivas económicas.
Espera-se que estas incertezas possam levar a uma nova desaceleração do mercado. A indústria e o sector da construção já se debatem com uma procura fraca, o que limita o desenvolvimento futuro. Os consumidores também enfrentam aumentos no preço do CO₂ e no IVA, o que poderá aumentar os preços em geral. Este aumento de preços poderá, por sua vez, dificultar a recuperação do consumo privado e da indústria da construção.
As incertezas associadas a um rácio do défice potencialmente crescente e às restrições às medidas de estímulo governamentais poderão levar a uma maior estagnação da economia. Portanto, os investidores e as empresas devem ter isto em conta na tomada de decisões estratégicas e, possivelmente, realinhar os seus planos. É importante acompanhar de perto a evolução do mercado e reagir com flexibilidade às mudanças, a fim de minimizar os efeitos a longo prazo no setor financeiro.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de