Centro de aconselhamento ao consumidor alerta: Tenha cuidado com as lojas online holandesas
Centro de aconselhamento ao consumidor alerta: Tenha cuidado com as lojas online holandesas! Riscos ao comprar no exterior. O que os consumidores devem considerar. Proteção contra fraudes.

Centro de aconselhamento ao consumidor alerta: Tenha cuidado com as lojas online holandesas
As lojas online, especialmente da Holanda, atraem clientes para fazer compras com ofertas tentadoras e preços imbatíveis. Estas lojas eletrónicas apresentam-se de forma profissional, mas os consumidores devem ter cuidado, pois a encomenda também pode envolver riscos.
A tendência de compras online está aumentando constantemente na Alemanha, muito antes da pandemia corona. De acordo com o Gabinete Federal de Estatística, a Alemanha ficou em sétimo lugar na classificação da UE de 2021, com 82 por cento. As roupas, em particular, são um dos produtos mais populares comprados online. No entanto, nem sempre é fácil processar devoluções gratuitamente. O centro de aconselhamento ao consumidor alerta atualmente contra as lojas online dos Países Baixos, uma vez que os produtos muitas vezes não vêm da Europa.
O centro de aconselhamento ao consumidor alerta explicitamente contra as lojas online holandesas que oferecem roupas muito baratas e incluem o endereço de uma empresa holandesa no aviso legal. Critica-se que as mercadorias são normalmente entregues diretamente da China e, em caso de devolução, têm de ser devolvidas para lá, sendo que os custos de devolução excedem muitas vezes o valor das mercadorias.
Algumas das principais razões pelas quais as lojas online holandesas são desencorajadas incluem envios da China, má qualidade dos produtos em comparação com as imagens online, endereços de devolução chineses, informações de contacto ocultas e possíveis problemas com direitos aduaneiros e impostos. É aconselhável verificar a impressão de lojas online desconhecidas e levar em consideração informações precisas sobre devoluções para evitar custos elevados. Globalmente, os consumidores devem ter cuidado ao fazer compras online e confiar em fornecedores bem conhecidos para minimizar possíveis riscos de fraude.
Além dos riscos descritos, as compras online também são problemáticas do ponto de vista ecológico. O aumento da pegada de CO2 causado pelas devoluções, longas rotas de transporte e resíduos de embalagens contribui para o impacto ambiental. A Alemanha destaca-se na Europa pelo elevado número de mercadorias devolvidas. A fim de tornar o comércio online mais sustentável, autoridades como o Ministério Federal do Ambiente estão a considerar a introdução de um passaporte digital de produtos para dar aos consumidores a oportunidade de comprar de forma mais consciente e preferir produtos sustentáveis.