Aumentos de preços ocultos na Aldi: especialista financeiro descobre truques
De acordo com reportagem do web.de, um tipo de chá da loja de descontos Aldi Nord foi declarado o “pacote falso do mês de novembro”. É o tipo de chá de erva-doce Gutbio, em que a capacidade de 75 gramas de chá foi reduzida para apenas 40 gramas, e a embalagem também contém menos saquinhos de chá do que antes. O preço desceu de 1,49 euros para 1,19 euros, mas devido à redução da quantidade de chá por embalagem, isto corresponde a um aumento oculto de preço de cerca de 50 por cento face ao produto antigo. A Aldi Nord também aumentou a capacidade de tipos semelhantes de chá, como o chá de frutas Gutbio e o chá de ervas Gutbio...

Aumentos de preços ocultos na Aldi: especialista financeiro descobre truques
De acordo com um relatório de web.de, um tipo de chá da loja de descontos Aldi Nord foi declarado o “pacote falso do mês de novembro”. É o tipo de chá de erva-doce Gutbio, em que a capacidade de 75 gramas de chá foi reduzida para apenas 40 gramas, e a embalagem também contém menos saquinhos de chá do que antes. O preço desceu de 1,49 euros para 1,19 euros, mas devido à redução da quantidade de chá por embalagem, isto corresponde a um aumento oculto de preço de cerca de 50 por cento face ao produto antigo.
A Aldi Nord também reduziu a capacidade de tipos semelhantes de chá, como o chá de frutas Gutbio e o chá de ervas Gutbio, de 62,5 gramas de chá ou 50 gramas de chá para 40 gramas de chá, o que corresponde a um aumento oculto de preço de até 35 por cento. Além disso, o chá de erva-doce Gutbio é oferecido em embalagem externa maior, embora a quantidade de recheio tenha sido reduzida, o que causa maior impacto ao meio ambiente.
A Aldi Nord emitiu posteriormente um comunicado no qual afirma que o preço foi reduzido devido à redução da quantidade. No entanto, o centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo descreve esta afirmação como uma meia verdade, uma vez que, em última análise, representa um aumento significativo no preço. A organização Foodwatch lançou uma petição para encorajar os políticos a tornar visíveis os aumentos ocultos de preços. O Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV) também está considerando proibir a redução do conteúdo dos produtos se as embalagens também não ficarem menores.
O aumento oculto de preços e a embalagem externa maior do chá de erva-doce Gutbio podem levar os consumidores a serem enganados e a gerar mais resíduos. Exigir uma rotulagem transparente dos aumentos de preços ocultos poderia, portanto, ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes e motivar os fabricantes a utilizarem soluções de embalagem mais ecológicas.
Leia o artigo fonte em web.de