Escassez de dinheiro na Alemanha: assim diz o Bundesbank - análise e previsão até 2037
De acordo com um relatório de www.futurezone.de, o Bundesbank determinou numa análise que o dinheiro poderá tornar-se um bem escasso em apenas alguns anos. A pesquisa mostra que a diminuição do número de agências bancárias e caixas eletrônicos pode dificultar o fornecimento de dinheiro. Dois dos três cenários traçados para pagamentos com notas e moedas em 2037 indicavam uma evolução negativa. Apesar da crescente popularidade dos instrumentos de pagamento alternativos, o dinheiro ainda é o método de pagamento mais utilizado na Alemanha. Os cenários mencionados - mundo dos pagamentos hiperdigitais, mundo dos pagamentos no renascimento do dinheiro e desaparecimento do mundo dos pagamentos híbridos - mostram que a aceitação e o acesso ao dinheiro...

Escassez de dinheiro na Alemanha: assim diz o Bundesbank - análise e previsão até 2037
De acordo com um relatório de www.futurezone.de, o Bundesbank concluiu numa análise que o numerário poderia tornar-se um bem escasso em apenas alguns anos. A pesquisa mostra que a diminuição do número de agências bancárias e caixas eletrônicos pode dificultar o fornecimento de dinheiro. Dois dos três cenários traçados para pagamentos com notas e moedas em 2037 indicavam uma evolução negativa. Apesar da crescente popularidade dos instrumentos de pagamento alternativos, o dinheiro ainda é o método de pagamento mais utilizado na Alemanha.
Os cenários mencionados – mundo hiperdigital dos pagamentos, mundo dos pagamentos no renascimento do numerário e desaparecimento do mundo dos pagamentos híbridos – mostram que a aceitação e o acesso ao numerário podem estar em risco no futuro. Em dois dos três cenários, a liberdade de escolha nas operações de pagamento é praticamente inexistente e a função estabilizadora do numerário em tempos de crise está em risco.
Esta análise do Bundesbank tem efeitos de longo alcance no mercado financeiro. Uma possível escassez de numerário pode levar a alterações nas transações de pagamento e na forma como o dinheiro é manuseado. As empresas e as instituições financeiras devem preparar-se para uma maior digitalização e para uma potencial escassez de dinheiro. Isto poderia incentivar o desenvolvimento de novos métodos de pagamento e produtos financeiros e impactar a estabilidade financeira global.
Para contrariar este possível cenário, todos os intervenientes no ciclo do numerário, bem como os políticos, devem agir para garantir a liberdade de escolha nas operações de pagamento no futuro. Resta saber como a indústria financeira se irá preparar para este desafio potencial e que mudanças nos pagamentos podem ser esperadas nos próximos anos.
Leia o artigo fonte em www.futurezone.de